Tap Web Cíntia Martin

Um mundo de SAPATEADO

Introdução

    O prazer de sapatear é universal.
    Compartilho com você um pedacinho brasileiro desta arte maravilhosa.

capa_cm2

Há vários anos me dedico a viagens pelo Brasil, ministrando cursos, palestras, levando o conhecimento que adquiri nesses anos de trabalho e estudo a várias regiões; nessas viagens, tenho sentido a necessidade de informação, que os alunos procuram, precisam e não têm acesso.

O sapateado vem crescendo no território nacional, mas a falta de material didático e intercâmbio, como congressos, cursos e festivais, está levando o sapateado a perder sua origem e história, pois cada um ensina o que pode, o que aprendeu, o que ouviu falar e até mesmo o que inventa.

A nomenclatura de seus passos, que é mundial, está virando regional no Brasil. Fala-se várias línguas no que diz respeito ao sapateado. Por um lado é bom, pois novos estilos estão surgindo, mas a essência necessita continuar a mesma. A história, a evolução é uma língua única e deve ser passada, preservada e respeitada.

Por isso, resolvi falar um pouco do que sei e aprendi nesses mais de 30 anos de estudo e mais de 20 de profissão no sapateado. Este conhecimento reuni, em 1997, em uma apostila, “A Arte do Sapateado em Pequenas Dicas”, que tornei disponível gratuitamente na internet em junho de 1998, quando inaugurei minha primeira homepage.

Em 2004, ampliei essas dicas e fiz uma nova publicação, “TOQUES – Vivendo, Aprendendo e Ensinando o Sapateado” bem maior, com diversos textos novos, disponível para compra e enviada pelo correio (para mais informações, cintiatap@globo.com).

Tudo que passo nestas apostilas e também em meu site é uma breve pincelada do que ensino para meus alunos em sala de aula. Tenho certeza que serei bastante criticada, mas confesso que é isso que quero. Quero atiçar outros profissionais a tomarem iniciativas de realmente divulgar a arte do sapateado.

Quero ver essa arte crescer no nosso país, quero ver muitos Gregory Hine’s brasileiros, muitas Eleanor’s Powell…

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: