Tap Web Cíntia Martin

Um mundo de SAPATEADO

Currículo

Nascida em 21.12.1970, Cíntia Martin iniciou seus estudos na dança em 1978, no Centro Profissional da Dança Ballet Dalal Achcar, onde cursou Ballet, Jazz, Sapateado e Dança Caráter até 88. Adquiriu seu registro de profissional da dança no ano de 1987 e a partir de julho deste mesmo ano passou a centralizar-se no sapateado, procurando fazer cursos com os melhores profissionais da área no Brasil.

Daí para frente, fez diversos musicais como integrante da Orquestra Brasileira de Sapateado, shows e performances solo, aparições na TV e cursos com grandes mestres mundiais, como Gregory Hines, Brenda Bufalino, Harold Nicholas, Savion Glover, Jimmy Slyde, Van Porter, Barbara Duffy, Buster Brown, Prince Spencer, Margaret Morrison, Tony Waag, Baakari Wilder, Ted Levy, Sarah Petronio, Lynn Dally, Sam Weber, Max Pollak, Gene Medler, Karen Callaway, Ayodele Casel, Aaron Tolson, Ray Hessilink, Roxy King, entre muitos outros.

Em 1988, convidada a integrar a Cia Dá No Pé, conceituada cia de sapateado do RJ, iniciou sua carreira profissional, atuando em seu primeiro musical de teatro, a peça infantil “A Pipa”.

Em 1994, com Stella Antunes, dançou em New York junto a grandes nomes do sapateado como Van Porter, Chuck Green, Jimmy Slyde, Lon Chaney, Barbara Duffy, Margaret Morrison e outros.

Em fevereiro de 1996, em New York, foi presenteada, juntamente com Cintia Chamecki, por Brenda Bufalino, diretora da American Tap Dance Orchestra (ATDO), com um duo improviso no “Gertrude’s Nose – A Tap Opera”.

Em 1997, lançou “A Arte do Sapateado em Pequenas Dicas”, publicação em português em formato de apostila, sobre a história, técnica, mitos do sapateado e dicas, e em 1998 inaugurou a TapWeb Cintia Martin, site dedicado ao sapateado que conta um pouco de sua experiência, com fotos, links, entrevistas, cadastros, debates, dicas, etc.

Em julho de 1999, convidada por Brenda Bufalino, tornou-se a primeira brasileira a participar de um curso individual intensivo de sapateado avançado no estúdio particular de Mrs. Brenda, na cidade de New Paltz, nos Estados Unidos.

Se apresentou, também em julho de 1999, no “On Tap!”, evento de sapateado, no Café Forty-One, em New York, a convite de Margaret Morrison, realizando números de improviso com trio de músicos, e na jam session do “Swing 46”, comandada por Buster Brown também em New York.

Em 2000, criou seu próprio grupo de sapateado, a “Companhia Claquettes”, dirigida e coreografada por Cintia com sede no Rio, desenvolvendo trabalhos coreográficos baseados nos mais diversos ritmos e estilos musicais. Em 2002, com coreografias e direção de Cíntia, a companhia apresentou no Rio seus dois primeiros espetáculos, “Afinando” e “Tributo ao Sapateado”. A companhia foi recriada em 2016 com novo elenco e permanece em atividade.

Integrante como sapateadora da Orquestra Brasileira de Sapateado nos anos 80 e 90, em 2001 participou como coreógrafa do espetáculo “Maquinária” da companhia. Em 2005 participou do espetáculo “Velocidade”, integrante do Projeto “Multimídia”, de Tim Rescala, e em 2007 lançou seu espetáculo solo “A Poética do Pé”: com estes espetáculos, percorreu diversas cidades do estado do RJ.

Em julho de 2001, convidada por Tony Waag, um dos fundadores da American Tap Dance Orchestra, participou do I New York City Tap Festival, apresentando coreografia sua baseada em ritmos brasileiros nas duas apresentações da noite Tap Internationals, show com a participação de expoentes do sapateado de diversos países. Se apresentou, em número de improviso com músicos ao vivo, na “Welcoming Party”, jam session de sapateado na Broadway Dance Center. Cintia Martin foi a única brasileira a fazer as Master Classes com todos os professores (Gregory Hines, Brenda Bufalino, Karen Callaway, Prince Spencer, Tony Waag e Buster Brown), além de participar de cursos com mestres do sapateado mundial como Sarah Petronio, Lynn Dally, Ted Levy, Max Pollak, entre outros.

Também no exterior, Cíntia obteve destaque em revistas como On Tap, principal veículo da International Tap Association, em matérias diversas publicadas entre 1999 e 2001, além da Dance Spirit (2001), com depoimento em matéria sobre jam sessions e improviso. Neste mesmo ano, tornou-se a primeira brasileira a ser citada no Who’s Who in Tap, lista dos grandes performers do sapateado dentro da Tap Dance Homepage, site-referência mundial sobre sapateado. Em 2006, a revista americana Dance Magazine destacou seu trabalho em matéria a respeito do cenário da dança no Brasil. Em 2015, em nova temporada em Nova York, participou de diversos cursos e jam sessions.

Em 2010, retomou sua carreira internacional, ministrando aulas aulas de intermediário/avançado para turmas da academia Twins Tap Dance Center em Buenos Aires, Argentina. Em setembro do mesmo ano, lançou “Toques – Vivendo, Aprendendo e Ensinando Sapateado”, publicação em português sobre sapateado de sua autoria, ampliando o trabalho começado em 2004 de mesmo nome, ainda em formato de apostila, agora em livro.

No Rio, participou das edições de 2008, 2009, 2013, 2014, 2016 e 2017 do “Tap In Rio”, evento internacional de sapateado. Em novembro de 2016 e janeiro de 2017, participou como convidada do espetáculo de 25 anos da Orquestra Brasileira de Sapateado, coreografando e dançando um duo com a sapateadora Barbara Pardo. Pelo Brasil, Cíntia Martin vem participando, como mestra, coreógrafa, solista ou jurada, de diversos festivais de dança pelo Brasil, como o “Dança Ribeirão” (2002, 2006 e 2011) e a edição de 20 anos do “Festival de Dança de Joinville” (SC, 2002), onde foi jurada e mestra dos cursos de sapateado intermediário e avançado, entre outros. Nas edições de 30 e 31 anos do mesmo festival, em 2012 e 2013, atuou como jurada da noite de competições de sapateado. Participou, como mestra e/ou jurada, de festivais como o “Passo de Arte” (em Santos 2003 e 2004, em Fortaleza em 2010, 2015 e 2017 e em Indaiatuba em 2012, 2015 e 2016) e a “Mostra Pernambucana de Sapateado” (Recife, em 2003 e 2009), entre outros.

Durante todos estes anos, foram dezenas de eventos ministrando cursos, palestras e performances em diversas cidades da região Sudeste (Rio, Niterói, Campinas, São José dos Campos, Santos, Ribeirão Preto, Uberlândia, Araguari, Guarapari), Sul (Joinville, Curitiba, Viamão), Centro Oeste (Goiânia, Brasília) e Nordeste (Recife, Fortaleza, Salvador) e também no exterior (Buenos Aires e Nova York). Atualmente vem se especializando no improviso, sendo uma das únicas sapateadoras brasileiras a dominar a técnica de sapatear, em improviso e ininterruptamente, em cima de música ao vivo.

Currículo atualizado:

Um pequeno resumo por cidades
Currículo Cronológico – 2002 a 2017
Currículo Cronológico – 1999 a 2001

(Dados anteriores a 1999 serão inseridos em breve, aguardem)

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: