Tap Web Cíntia Martin

Um mundo de SAPATEADO

Livro

TOQUES – Vivendo, Aprendendo e Ensinando o Sapateado

Capa de TOQUES, livro de sapateado de Cíntia Martin

Capa de TOQUES, livro de sapateado de Cíntia Martin

Livro de sapateado de Cíntia Martin

Finalmente, meu livro !

Tudo começou em 1997, quando resolvi colocar no papel algumas dicas e experiências pessoais baseadas em meus muitos anos como profissional de sapateado. Sem qualquer pretensão de fazer uma obra didática, a apostila A Arte do Sapateado em Pequenas Dicas fez grande sucesso, ganhou consecutivas revisões e, ao alcançar sua 6a. edição, em 2003, chegou aos 500 exemplares vendidos, marca expressiva considerando uma publicação feita de forma artesanal e vendida apenas pela internet e em cursos pelo Brasil na época.

Sete anos depois, mas fruto de meses de novas reminiscências e lembranças de quase duas décadas de carreira como sapateadora profissional, coreógrafa e mestra pelo Brasil, resolvi ampliar o trabalho e uma segunda apostila foi lançada durante meu workshop no “XII Passo de Arte” de Santos, no dia 16 de julho de 2004, e que também fez muito sucesso.

Em setembro de 2010, a experiência com as duas apostilas gerou finalmente um livro:

TOQUES – Vivendo, Aprendendo e Ensinando o Sapateado

“Toques” tem novas seções em relação à minha primeira publicação e ganhou novos textos em relação à segunda: são 118 páginas divididas em 12 capítulos de muita informação (134 páginas no total, incluindo prólogos, epílogo e uma seção de dedicatórias). O livro inclui agora pesquisas sobre dois grandes mestres, Fred Astaire e Eleanor Powell, além das biografias resumidas sobre grandes mestres com os quais pude fazer aulas e que me inspiraram na carreira, como a grande Brenda Bufalino, em plena atividade pelo mundo, e outros já falecidos, como Buster Brown, Gregory Hines, entre outros.

Nomes do passado, como Bill Bojangles, Gene Kelly, Steve Condos, Cholly Atkins, Peg Leg Bates e mais uma dúzia deles também receberam seções especiais em “Toques”. Mostrando a constante evolução do sapateado nacional, a lista de nomes de destaques no Brasil foi mais uma vez ampliada sem, claro, ter a pretensão de ser completa, afinal (e felizmente) o sapateado é uma modalidade que está sempre em crescimento.

A parte de Improviso apresenta sugestões de exercícios e há muitas seções com dicas para professores. Falo do Shim Sham Shimmy, estilos, e também dou sugestões para exercícios em sala de aula e sobre coreografar.

Deixo bastante claro que meu livro não tem a intenção de ser uma obra técnica ou didática, muito menos uma bíblia do sapateado. É apenas um grande apanhado de experiências vividas por mim nestas mais de duas décadas de carreira, citadas e divididas em diversos temas. Minha intenção é ajudar, passar meu conhecimento e quem sabe abrir mentes de estudantes e amantes do sapateado.

Todo o conteúdo das duas apostilas está no livro, tudo completamente revisado e ampliado. Os capítulos que compõem “Toques” são desmembrados mais de 70 seções e subseções, sempre em tom absolutamente pessoal e calcadas em minhas experiências pessoais: são mais de 20 anos de carreira e dezenas de viagens pelo país, e a cada ano que passa vou não somente ensinando mas aprendendo muito com os alunos em tantos workshops e com as tão diversas plateias que me passam carinho e amor pelo sapateado.

O livro “TOQUES – Vivendo, Aprendendo e Ensinando o Sapateado” também traz uma novidade em relação às publicações anteriores: atualmente está sendo vendido exclusivamente pela internet, no site “Clube dos Autores”. Visite o link direto para o livro e adquira seu exemplar, recebendo em casa pelo correio através da própria editora:

http://clubedosautores.com.br/book/30504–TOQUES

Para os que preferirem o e-Book (apenas em arquivo digital), veja na Livraria Saraiva (o site da livraria é um pouco lento, tem que ter um pouco de paciência):

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3540840/toques-vivendo-aprendendo-e-ensinando-o-sapateado/?ID=A14FFC027DB0B190D01370436

A obra é registrada na Seção de Direitos Autorais do Ministério da Cultura e possui registro de International Standard Book Number (ISBN). Agradeço a todos pela acolhida desta minha nova conquista, e ofereço este trabalho a todos os sapateadores que fazem da dança seu meio de vida.

Algumas amostras aleatórias de páginas de TOQUES:

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: